
Olá, meus queridos? Tudo bem? Passaram bem as férias? Saudades da tutora?
Desejo que estejam bem e com muita disposição!
Desejo que estejam bem e com muita disposição!
Nesta semana vocês devem aproveitar o tempo, dividindo-o entre as atividades do blog e o Trabalho Anual. Por falar nisso, peço que aqueles que ainda não entraram em contato com seus orientadores, façam-no rapidamente.
Instruções das atividades:
1) Esta tarefa tem por objetivo auxiliar em alguns aspectos a serem observados na escrita do Trabalho Anual e será verificada e corrigida em 17/08/2009, quando retomaremos nossas atividades;
2) Os exercícios poderão ser copiados e resolvidos no caderno ou impressos e resolvidos na própria folha – neste caso, colem a folha no caderno de gramática para que se possa garantir maior organização;
3) O assunto em referência poderá ser encontrado em nosso livro de gramática a partir da p. 412.
Em caso de dúvida, meu e-mail é
Até breve e bom trabalho!
Abraços,
Fúlvia .
ATIVIDADES (gabarito em vermelho - 24/08/09)
Preencha as lacunas das frases seguintes com as formas entre parênteses.
a) Tenho muito o.............................. fazer, (que/quê)
b) É preciso um............................... de louco para poder fazer isso. (que/quê)
c) Estamos rindo sem ter de........................... (que/quê)
d) Por que você quer saber? Por que sua curiosidade é maior que sua inteligência? (por que/porque/por quê/porquê)
e) Você quer saber por quê ? Não lhe direi por quê. (por que, porque, por quê, porquê)
f) Resta ainda descobrir o porquê dessas declarações. É difícil entender por que ele teria
dito tudo aquilo, (por que, porque, por quê, porquê)
g) Onde está seu orgulho? (onde, aonde)
h) Irei aonde você quiser que eu vá. (onde, aonde)
i) Não gosto muito dela, mas tenho de admitir que é mais inteligente do que eu supunha, (mas, mais)
j) Comportou-se mal durante a reunião. Não creio que seja um mau sujeito, porém. (mal, mau)
l) Às vezes, penso que o mal anda vencendo o bem de goleada neste nosso mundo. Isso é tão mau! (mal, mau)
m) Mal-humorados de todo o mundo, uni-vos! (mal, mau)
n) Deixe-me a par de tudo o que estiver acontecendo. (a par, ao par)
o) Várias pessoas expuseram opiniões que vieram ao encontro das (opiniões semelhantes) minhas durante o debate, o que muito me animou, (ao encontro das, de encontro às)
p) Muitas pessoas têm opiniões que vêm de encontro às (opiniões contrárias) minhas, o que não chega a me desanimar, (ao encontro das, de encontro às)
q) Há anos não nos vemos. E só poderei reencontrá-lo daqui a dois meses! (há, a)
r) Dali atrês meses, eu mudaria de vida. (há, a) (ideia de futuro)
s) Nada sei acerca (=sobre) das manifestações que ocorreram no país há cerca (ideia de tempo) de
dois anos. (acerca, há cerca)
t) Já que temos ideias afins (semelhantes), deveríamos trabalhar juntos a fim (com finalidade) de conseguir melhores resultados, (afins, a fim)
u) Não há nada de mais (de exagerado) em gostar demais (muito) de doces, (de mais, demais)
v) Se não (condicional) se fizer alguma coisa, o país escorregará para o caos. E ainda há quem não faça nada senão (além de) perseguir privilégios, (se não, senão)
Explique a diferença de significado entre os termos destacados nos pares de frases seguintes:
a) Vive à toa. (sem objetivo)
É um sujeito à-toa. (que não tem valor = adjetivo)
b) Quem os vê percebe que se trata de um amor perfeito. (amor = sentimento, perfeito = qualidade)
Deu-me uma muda de amor-perfeito. (flor)
c) O dia-a-dia nos está massacrando. (rotina)
Dia a dia as coisas estão melhorando. (dia após dia - sequência cronológica)
d) Deu pão duro aos mendigos. (pão velho que endureceu)
Mais uma vez, bancou o pão-duro. (avarento)
e) Depois que ele resolveu brigar, a festa transformou-se num deus-nos-acuda. (confusão, bagunça)
Ele vai voltar? Deus nos acuda! (Deus nos dê socorro)
QUESTÕES E TESTES DE VESTIBULARES
1. (UEM-PR) Assinale todo período em que o termo em destaque está registrado corretamente.
1 - Não meta o nariz aonde não deve.
2 - Vestibulandos, benvindos à UEM!
3 - Foi fruto de um mal-entendido ou de mau-olhado?
4 - Nesta cessão trabalham somente moças. Isso é descriminação.
5 - Ignoro porque meu colega ainda não chegou.
6 - Os cidadãos, guardiães da Pátria, tornaram-se os fiscais do Sarney. (correta - guardiães admite a variações guardiões).
2. (PUCC-SP) Das cinco alternativas apresentadas nesta questão, apenas uma completa adequadamente as sentenças abaixo. Aponte-a:
I. Afinal, chegou o presente .... tanto esperávamos.
II...... você vai com tanta pressa?
III..... de dois meses, mudamos para este bairro.
a) por que, aonde, há cerca
b) porque, onde, acerca
c) por que, onde, a cerca
d) porque, onde, há cerca
e) porque, aonde, a cerca
3. (PUCSP) TEXTO:
"Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura... se é verdade Tanto horror perante os céus... Ó mar! por que não apagas Côa esponja de tuas vagas De teu manto este borrão?... Astros! noites! tempestades! Rolai das imensidades! Varrei os mares, tufão!"
(Castro Alves)
A palavra porque tem diferentes grafias, dependendo do sentido em que é empregada. No texto em questão, ela aparece assim grafada: por que.
a) Explique esse emprego. Por que - foi empregado como uma pergunta. Neste caso, utilizamos uma preposição (por) e um pronome relativo (que). Não houve necessidade de acento, pois, no meio da oração, a expressão é átona (o som é mais "fraco").
b) Preencha os espaços abaixo, grafando corretamente a referida palavra em cada um dos seguintes períodos:
I. Não sei o porquê deste horror.
II. Ó mar! Não apagas este borrão, por quê? (no final da oração, a expressão torna-se tônica ("forte"), por isso há necessidade do acento circunflexo).
III. O poeta sente-se indignado porque a situação a que se refere é aviltante para o ser humano.
4. (UFV-MG) Assinale a única alternativa em que a expressão porque deve vir separada:
a) Em breve compreenderás porque tanta luta por um motivo tão simples. (pode ser substituído por "por que motivo").
b) Não compareci à reunião porque estava viajando.
c) Se o Brasil precisa do trabalho de todos é porque precisamos de um nacionalismo produtivo.
d) Ainda não se descobriu o porquê de tantos desentendimentos.
e) Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.
5. (CESGRANRIO-RJ) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:
As transformações ...... tem passado a sociedade parecem condenar o homem ...... existência num mundo dominado pela máquina.
a) porque, à d) porque, a
b) porquê, à e) por que, à
c) por que, a
6. (UM-SP) Assinale a alternativa que apresenta erro quanto ao emprego do porquê:
a) Não sei por que as cousas ocultam tanto mistério.
b) Os poetas traduzem o sentido das cousas sem dizer por quê.
c) Eis o motivo porque os meus sentidos aprenderam sozinhos: as cousas têm existência.
d) Por que os filósofos pensam que as coisas sejam o que parecem ser?
e) Os homens indagam o porquê das estranhezas das cousas.
7. (ITA-SP) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Quando........dois dias disse.......... ela que ia...... Itália para concluir meus estudos, pôs-se........chorar.
a) a, a, a, a
b) há, à, à, a
c) a, à, a, à
d) há, a, à, a
e) há, a, a, à
8. (FUVEST-SP) Assinale a frase gramaticalmente correta:
a) Não sei por que discutimos.
b) Ele não veio por que estava doente.
c) Mas porque não veio ontem?
d) Não respondi porquê não sabia.
e) Eis o porque da minha viagem.
9. (ESPM-SP) Use a fim ou afim, conforme a solicitação dos enunciados abaixo:
a) A ideia dela era afim à minha. (tinha afinidade)
b) Ele não está a fim de sair comigo. (não tem por finalidade)
10. (FUEL-PR) Ainda................. pouco, fez-se referência...........possíveis mudanças para daqui........ algumas semanas.
a) a, à,a
b) há, a, a (Há -tempo passado; a - preposição que antecede palavra no plural; a - indicação de futuro)
c) a, a, há
d) há, à, à
e) a, à, há
11. (FMU-SP) Assinale a alternativa correta:
a) Porque se formam as ilhas de calor, com a redução de áreas verdes?
b) Por quê se forma as ilhas de calor com a redução de áreas verdes?
c) Por que formam-se as ilhas de calor, com a redução de áreas verdes?
d) Por quê forma-se as ilhas de calor, com a redução de áreas verdes?
e) Por que se formam as ilhas de calor, com a redução de áreas verdes? (observe que esta questão solicita um conhecimento, também, de colocação pronominal.)
12. (UM-SP) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do período:
Não sei a razão............................ as pessoas daquela.............. espírita ficaram debatendo sobre a ....................dos mortos.
a) por que, secção, reçurreição
b) por que, sessão, ressurreição
c) porque, seção, reçurreição
d) porquê, cessão, ressurreição
e) por que, sessão, ressureissão
13. (UM-SP) Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas do seguinte período:
Algumas pessoas não determinam.............provém sua insatisfação, porque não sabem....... vão os sentimentos, nem.................. ................mora a consideração pelo próximo.
a) donde, onde, onde
b) donde, aonde, onde - donde= de onde; aonde= para onde; onde = ideia de lugar fixo (mora).
c) aonde, onde, aonde
d) aonde, aonde, aonde
e) donde, aonde, aonde
14. (FUVEST-SP) Diga...........elas que estejam daqui........... pouco............ porta da biblioteca.
a) à, há, a d) à, a, a
b) a, há, à e) a, a, a
c) a, a, à
15.(Santa Casa-SP) Assinale a alternativa em que a palavra que está grafada erradamente:
a) Quê! Você ainda não tomou banho este mês!
b) Depois de tomar banho, ficou com um quê irresistível.
c) Você vive de quê? De brisa?
d) Quê beleza! Estou acertando tudo. (aqui o som é átono - não precisa de acento)
e) Poderiam ajudar em quê? Se nada entendiam...
16. (F. C. Chagas-SP) Pense nos ideais ................batalhamos há tanto tempo e diga-me......... fracassamos.
Será ............. fomos incapazes ou descuidados em algum ponto?
a) por que, por que, por que
b) por que, por que, porque
c) porque, porque, por que
d) porque, por que, porque
e) por que, porque, por que
17. (Santa Casa-SP) Observar as orações seguintes:
I. Por que não apontas a vendedora por que foste ludibriado?
II. A secretária não informa por que linha de ônibus chega-se ao exame.
III.Por que será que o governo não sabe o porquê dainflação?
Há erro na grafia:
a) em I apenas.
b) em duas apenas.
c) em II apenas.
d) em III apenas.
e) em nenhuma.
18. (UFPR) Complete as lacunas, usando adequadamente mas, mais, mal, mau:
..............Pedro e João entraram em casa, perceberam que as coisas não estavam bem, pois sua irmã caçula escolhera um ...............momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; ...............seus dois irmãos deixaram os pais............. sossegados quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia.
a) mau, mal, mais, mas
b) mal, mal, mais, mais
c) mal, mau, mas, mais
d) mal, mau, mas, mas
e) mau, mau, mas, mais
19. (FUVEST-SP) Preencha as lacunas com por que, porque, porquê, por quê:
- Por que é que você disse isso? (início de pergunta= átono (sem acento) e separado)
- Não sei bem porquê. (final de oraçã0= tônico (com acento) e junto porque é resposta)
- Não será por que tem inveja dele? (pergunta= separado)
- Acho que não. Vou dizer-lhe a razão por que o disse. (por=preposição; que=pronome relativo)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa questão 1 , não existem termos em destaque, logo não é possivel fazer...
ResponderExcluircéus, Fulvia, quanta coisa em letras minúsculas! hahah, pobre 12B... :)
ResponderExcluirfulvia ira ter mais exercícios ou serão esses para a semana toda?
ResponderExcluirRené, já arrumei a questão 1. Só não consegui destacar o nº6 desta questão, que é CIDADÃOS, GUARDIÃES.
ResponderExcluirAbraços,
Fulvia
Bruno,são só esses exercícios, pois se referem às aulas avulsas. A carga será maior nas matérias de época e curso.
ResponderExcluirAbraços,
Fulvia.
A primeira questão de ¨Questões de Vestibulares¨ não compreendi como fazê-lo com êxito...
ResponderExcluirOlá, "THO"! Em primeiro lugar, gostaria de saber quem é você... Aguardo...
ResponderExcluirFulvia
oi Fulvai tudo bem?
ResponderExcluirna questão 4 do primeiro exercícios de vestibular não está destacada. Gostaria de saber para poder fazê-la.
abraço.
eu sou o Mateus Macedo!
ResponderExcluiresse nome é por que eu entei com a conta do google.
Thomas Franco.. ahhah
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi, Mateus!
ResponderExcluirO destaque é descriminação.
Abs,
Fulvia
THOMAS, NA QUESTÃO 1, VOCÊ DEVE SELECIONAR O TERMO CORRETO; PODE SER MAIS DE UMA ALTERNATIVA.
ResponderExcluirABS,
FULVIA
Ok Fúlvia,
ResponderExcluirvaleu !
:]